Com o objetivo de coibir o vandalismo e estimular a população de Caxias do Sul a frequentar as praças da cidade sem medo de assaltos, a empresa de tecnologia Bitcom começou a implantar, na última sexta-feira, um projeto batizado de "Olho Vivo". Sem contrapartida financeira do poder público, a companhia investiu cerca de R$ 75 mil na instalação de câmeras de visualização e internet gratuita para todos nas praças do Trem, Dante Alighieri, Ana Rech, Lagoa do Rizzo e Monteiro Lobato.
O acordo prevê a cobertura em outros nove espaços públicos, além da rodoviária e do aeroporto, e vai se expandir para pelo menos mais três municípios da Serra Gaúcha: Gramado, Nova Petrópolis e São Marcos. Fixados em pontos estratégicos e em alturas que dificultam furtos, os equipamentos disponibilizam as imagens, em tempo real, para qualquer pessoa – basta acessar o site da prefeitura conveniada.
Mediante um cadastro ou pelo login no Facebook, cada frequentador pode navegar pela internet sem custos por três horas diárias. De acordo com o diretor da Bitcom – fundada em Caxias há duas décadas –, Fabiano Vergani, o convívio social é a melhor ação contra a violência:
– Levando o wi-fi e a vigilância, teremos mais crianças e pessoas de bem. A presença da comunidade inibe os vândalos.
Internet free para os romeiros de Caravaggio
Como se tratam de lugares públicos, a Bitcom e a prefeitura de Caxias do Sul firmaram um termo de cooperação. A empresa se responsabiliza por qualquer crime virtual cometido no raio de cobertura definido previamente. As câmeras de visualização, ao contrário das de monitoramento – que exigem processo de licitação para compra –, não armazenam as gravações.
Grandes eventos, como a Festa da Uva e a ExpoBento, também devem ser contemplados. Os próximos beneficiados serão os romeiros de Caravaggio.
– A iniciativa tem um cunho social, e nosso ganho é institucional. Colocamos placas explicando como funciona o sistema e as pessoas nos conhecem. Assim, fazemos o marketing local – explica Vergani.
O empresário diz ter sido procurado pelo Executivo há três anos, quando a ideia passou a ser desenvolvida. Em 2015, a parceria foi firmada para o projeto-piloto Ilumina Caxias, que começou a disponibilizar wi-fi sem custos em algumas áreas da cidade. Em solenidade na semana passada no Salão Nobre do Centro Administrativo, o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) homenageou Fabiano Vergani com a Medalha Monumento Nacional ao Imigrante.
– É um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade – destacou Alceu.