Apesar das reclamações de motoristas quanto à ociosidade do segundo corredor de ônibus, delimitado com pintura azul nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, a prefeitura descarta a ideia de retornar ao modelo anterior ao SIM Caxias, quando apenas a faixa de concreto era destinada aos ônibus. A partir da próxima semana, quando todas as linhas previstas estiverem integradas às Estações Principais de Integração (EPIs), a secretaria de Transportes avalia a possibilidade de ampliar o horário em que veículos particulares podem transitar na faixa azul, mas não cogita descartar o recurso.
Com o acréscimo de oito linhas no próximo sábado, o Sistema Integrado de Mobilidade atinge pleno funcionamento, com cerca de 43 mil pessoas atendidas ao dia. A partir daí, o movimento no segundo corredor será acompanhado por uma semana para verificar a possibilidade de diminuir o horário restrito a ônibus da Visate, outros coletivos, táxis embarcados e táxis-lotações. Hoje, os demais veículos só podem usar a faixa azul das 21h às 6h. A ideia é estabelecer dois horários fixos em que a permissão será apenas aos coletivos.
Enquanto isso, a partir de segunda-feira começam as multas para quem desrespeitar as conversões proibidas na Pinheiro e na Sinimbu. As autuações para quem não respeitar os corredores de ônibus devem ocorrer em um segundo momento, porque o modelo ainda está em testes, esclarece o secretário de Transportes, Manoel Marrachinho.
– O segundo corredor é indispensável para o sistema operar. A quantidade de tempo que ele vai ficar exclusivo ao transporte coletivo é que vamos avaliar a partir do dia 30 – completa Marrachinho.
A partir de sábado os ônibus Forqueta, Cidade Nova, Cidade Industrial e Reolon/Mariani seguirão para a EPI Floresta. Já para a EPI Imigrante irão as linhas Planalto/São Vitor, Vila Mari, Vitória, e De Zorzi/São Luiz/ Campos da Serra. No fim de semana estrearam sem problemas Verona e Vila Leon.
Um abaixo-assinado na internet faz campanha contra as mudanças do SIM Caxias. A ideia é reunir 1,5 mil assinaturas virtuais, que serão entregues ao prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT). Até o fim da tarde de ontem, pouco mais de 1,1 mil pessoas haviam aderido ao manifesto, que critica a o segundo corredor da Sinimbu da Pinheiro.