O prazo estipulado pela prefeitura de Caxias do Sul para o Big dar explicações sobre a destinação dos seus resíduos recicláveis foi adiado para segunda-feira. O acordo foi firmado em uma reunião na tarde desta quinta-feira entre representantes da rede WallMart, dona dos hipermercados BIG, e autoridades da administração municipal.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Desde o início deste mês, o estabelecimento vem descumprindo um acordo fechado com a prefeitura em 2000, no qual se compromete a destinar o lixo para a Associação de Recicladores de Caxias do Sul.
- O lixo estaria sendo destinado a uma empresa privada, mas os representantes do Big afirmaram hoje (quinta-feira) que ele está sendo estocado desde o início do mês dentro do supermercado. Eles levarão o que foi conversado para a diretoria e têm até segunda para informar se vão ou não voltar a cumprir o acordo. Mas as recicladoras não serão prejudicadas porque, se eles concordarem em destinar os resíduos para eles, tudo o que foi descartado no mês estará lá - explica o procurador-adjunto do município, Felipe Marchioro.
Recicladoras de Caxias reclamam do prejuízo gerado com a quebra de contrato por parte do Big. Cinco associações conveniadas com a prefeitura dividiam o lucro gerado com a venda do material. Cerca de quatro toneladas de lixo eram recolhidas semanalmente do hipermercado.
Por meio da assessoria de imprensa, o Big informou que respeita a legislação e que contratou uma gerenciadora especializada na gestão de resíduos e que a Codeca continua sendo responsável pela coleta de resíduos orgânico da loja.
Meio ambiente
Prazo para BIG dar explicações para prefeitura de Caxias é adiado para segunda
Hipermercado está descumprindo contrato e estaria destinando resíduos a uma empresa privada
GZH faz parte do The Trust Project