A licença ambiental que autoriza a construção de uma rotatória no entroncamento da BR-470 com a RS-453, emGaribaldi, será emitida na tarde desta quarta-feira. A expectativa era de que o documento fosse entregue nesta terça-feira, mas emissão deve ocorrer na tarde desta quarta, pela Secretaria do Meio Ambiente do município. A informação é da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Essa é uma das últimas pendências para o início das obras de reformulação do entroncamento da BR-470 com a RS-453. O pedido havia sido protocolado pouco antes da Páscoa. Apesar da BR-470 ser federal, a elaboração do documento foi realizada pelo município por meio de acordo. Agora, falta ainda a aprovação do aditivo de cerca de R$ 6 milhões para que as obras comecem. A autorização é necessária porque o projeto vai ser executado pela construtora Centro-Leste, inicialmente contratada para a restauração da rodovia entre Bento Gonçalves e Montenegro.
A previsão era começar as obras em março, mas dependem da finalização da burocracia. Segundo o engenheiro da superintendência regional do DNIT de Vacaria, Adalberto Jurach, um cronograma de trabalho deve ser entregue nesta semana. O entroncamento é um dos mais complicados da Serra, com congestionamentos e alto risco de acidentes em horários de pico.
A rotatória é uma medida paliativa até uma solução definitiva, que seria a construção de viadutos. Para isso, porém, ainda é necessário concluir um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), previsto para o ano que vem. Conforme Jurach, o projeto da rotatória foi modificado para que a estrutura permaneça no futuro mesmo com a construção dos viadutos.
Mobilidade
Licença ambiental para rotatória na BR-470, em Garibaldi, será emitida nesta quarta
Reformulação de entroncamento da BR-470 com a RS-453, na Serra, ainda depende de aprovação de aditivo
André Fiedler
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project