Caxias do Sul dá os primeiros passos no turismo religioso com a implantação do roteiro Caminhos da Fé, no distrito de Santa Lúcia do Piaí. São 14 pontos de visitação e oração, que remetem às estações da Via Sacra. Os locais de paradas são igrejas ou pontos históricos com ligação católica, distribuídos ao longo de 30 quilômetros. O passeio começa na igreja de São Luiz da 6ª Légua e termina na Fonte de Água Azul, ponto onde o padre jesuíta Cristóvão de Mendoza teria sido martirizado em 1635, no interior de Santa Lúcia do Piaí.
Confira as últimas matérias do Pioneiro
A inspiração são atrações mundialmente conhecidas como o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e Caminhos de Fátima, em Portugal. O trajeto pode ser percorrido a pé, para quem tem bom preparo físico, ou de carro. A ideia é proporcionar aos visitantes um momento de espiritualidade e contato com a natureza, além de uma imersão na cultura local.
Um mapa do roteiro, com breve histórico de cada uma das estações, será confeccionado nos próximos dias, segundo Jorge Luís Andreazza, integrante da Associação de Moradores de Santa Lúcia do Piaí:
- Nossa região tem um potencial muito grande e futuramente pode fazer parte de um percurso maior, envolvendo outros municípios. Nesse primeiro momento, nossa intenção é de que as pessoas façam uma caminhada de um dia para que possam expressar sua fé e fazer um resgate da religiosidade - destaca.
O pároco de São Luiz da 6ª Légua, padre Agostinho Dinani, diz que a iniciativa é importante para relembrar a cultura e o valores trazidos com os imigrantes.
- Percorrer o roteiro será como fazer um pequeno retiro, um momento de espiritualidade, de oração, de refazer as forças dentro deste mundo tão frenético em que estamos vivendo. É uma forma de encontrar-se consigo mesmo, com Deus e como ser humano dentro de uma sociedade - pondera o religioso.
A iniciativa integra o projeto Caminhos do Interior, mantido pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com Santa Lúcia do Piaí, Fazenda Souza e Vila Oliva.
Confira onde estão localizadas as 14 estações:
Estação I - Jesus é condenado à morte
Onde: Igreja de São Luiz da 6ª Légua
Tema: São Luiz
Estação II - Jesus carrega a cruz às costas
Onde: Igreja de Caravaggio da 6ª Légua
Tema: Nossa Senhora de Caravaggio.
Estação III - Jesus cai pela primeira vez
Onde: A Curva do Padre
Tema: padre Ambrósio Andreazza, um dos poucos da congregação Camaldolense na região a viajar para a Itália, em 1925. Em outubro de 1947, aos 40 anos, retornou a Santa Lúcia para visitar a mãe. No dia 13 do mesmo mês, quando voltava para Caxias, o ônibus em que viajava caiu em um barranco. Dos vários passageiros, ele foi o único a morrer. Desde então, o local do acidente é conhecido como A Curva do Padre.
Estação IV - Jesus encontra a sua mãe
Onde: Entrada de Camáldolli
Tema: Monges Camaldolenses - A Ordem dos Monges Camaldolenses foi fundada no Brasil em 1899, em Santa Lúcia, próximo ao Rio Piaí, área que recebeu o nome Nova Camáldolli. A característica dessa comunidade era a vida de dedicação à oração e ao trabalho manual e intelectual. Em 1926, os monges receberam a ordem de encerrar as atividades e retornar para a Itália.
Estação V - Simão Cirineu ajuda a Jesus
Onde: Em frente à Gruta de Santa Catarina
Tema: Santa Catarina
Estação VI - Verônica limpa o rosto de Jesus
Onde: Em frente à Capela Linha Paese
Tema: Nossa Senhora do Rosário
Estação VII - Jesus cai pela segunda vez
Onde: Em frente à Igreja de Santa Lúcia
Tema: Santa Lúcia
Estação VIII - Terceira queda de Jesus
Onde: Em frente ao Hospital Santa Lúcia
Tema: Madre Bárbara Maix, morta em 1873, era uma austríaca cuja congregação se tornou responsável pela construção do hospital e pela farmácia de Santa Lúcia do Piaí nos anos 1940. A cura do menino Onorino Ecker, que morava no distrito e sofreu graves queimaduras, foi atribuída a uma milagre da religiosa. O caso serviu como prova para a beatificação de Bárbara em 2010.
Estação IX - Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
Onde: Junto ao pórtico de Santa Lúcia
Tema: A Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses, que escolheu Santa Lúcia para abrigar o primeiro seminário da congregação na América Latina em 1947.
Estação X - Jesus é despojado de suas vestes
Onde: Em frente ao Capitel de Caravaggio
Tema: Nossa Senhora de Caravaggio
Estação XI - Jesus morre na cruz
Onde: Na Encruzilhada do Raposo
Tema: São Miguel das Missões
Estação XII - Jesus é pregado na cruz
Onde: Na entrada da estrada Antônio Vergani
Tema: Evangelização (dos indígenas)
Estação XIII - Jesus morto nos braços de sua Mãe
Onde: Atrás da Igreja de Água Azul
Tema: Jesus Crucificado
Estação XIV - Jesus é enterrado
Onde: Na Fonte do Martírio
Tema: Padre Cristóvão de Mendoza, que foi considerado o introdutor do gado no Rio Grande do Sul e fundador da redução de São Miguel Arcanjo, que integra o sítio arqueológico das Missões Jesuítas. Segundo conta a tradição, o religioso sido martirizado pelos índios em 1635 às margens do Rio Piaí. Seu corpo teria sido jogado dentro da fonte de água azul, onde teria permanecido por 20 dias.
Roteiro divulga história de João Schiavo
Outro roteiro de turismo religioso toma forma em Caxias do Sul. Trata-se do Caminho Padre João Schiavo, vigário que viveu em Caxias do Sul e está em processo de beatificação. Para homenagear a personalidade e também resgatar patrimônios culturais da cidade, um projeto de lei protocolado ontem pretende valorizar locais do interior onde Schiavo viveu. O roteiro percorrerá as comunidades de Conceição da Linha Feijó, no Desvio Rizzo, Galópolis, Nossa Senhora de Caravaggio da 6ª Légua, Ana Rech e se encerra em Fazenda Souza, onde fica o túmulo e o memorial. O trecho compreende 55 quilômetros. O projeto é de autoria do vereador Gustavo Toigo (PDT).
O projeto depende da aprovação dos vereadores e do prefeito, mas Toigo garante que não exigirá de recursos públicos para ser concretizado, já que o roteiro precisaria apenas ser sinalizado para ser oficializado.
- A comunidade ajudará os visitantes que passarão por ali. Isso pode desenvolver a gastronomia destas localidades, incentivar a criação de pontos de hospedagem - resume Toigo.
O túmulo do padre, em Fazenda Souza, recebe muitos devotos que pedem e agradecem graças alcançadas.