A morte de um homem, na manhã desta quinta-feira no bairro Fátima Baixo, em Caxias do Sul, levou o Ministério do Trabalho e Emprego a embargar uma obra da prefeitura. Daniel Pablo Werlang, 32 anos, funcionário da empresa STE, morreu quando a parede de uma casa que estava sendo demolida desabou sobre ele. O acidente aconteceu por volta das 10h, quando o rapaz fiscalizava a obra na Rua Antônio Rossetti.
De acordo com testemunhas, um funcionário manobrava a retroescavadeira quando Werlang chegou ao local. Inicialmente, ele seguiu para os fundos do terreno. Depois, caminhou para a lateral. Os operários não notaram a movimentação. Foi então que a retroescavadeira derrubou a parede que atingiu o fiscal.
Confira as últimas matérias do pioneiro
- A obra tem recursos federais e ele estaria fazendo medições no local. Embargamos a obra ainda pela manhã, e agora vamos analisar as causas do acidente. Temos que verificar quais foram as falhas e qual a responsabilidade de cada um dos envolvidos - esclarece Vanius Corte, gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego,
De acordo com Corte, haveria vários problemas: o canteiro de obras teria que estar isolado para evitar a entrada de pessoas, seja de curiosos ou de outros profissionais.
- Além disso, esse fiscal também não deveria ter se exposto ao perigo dessa forma - disse o gerente, acrescentando que a obra só será liberada após a adequação por parte da prefeitura.
O secretário municipal de Obras, Adiló Didomenico, explica que a obra na Antônio Rossetti é realizada há mais de sete meses. A casa, que já foi desapropriada, estava sendo derrubada para que o processo de drenagem do terreno continuasse.
- Ali, vamos abrir uma rua e o projeto previa a demolição dessa casa. É uma fatalidade, lamentamos, mas agora vamos fazer tudo que está sendo solicitado. Depois que uma análise for feita pelo Ministério do Trabalho, e depois que os documentos que certificam a obra forem entregues, vamos entrar com pedido de desembargo - diz Adiló.
Vítima era o caçula da família
Nascido em Nova Petrópolis, Daniel Werlang era o caçula de uma família de três irmãos. O irmão Raul Joabel, que mora na Nova Zelândia, e a irmã Leila Raquel, que vive no Peru, estão vindo para se despedir do rapaz.
Werlang era estudante de Engenharia Civil na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e, conforme familiares, estava trabalhando na área que amava. A esperada formatura aconteceria no final deste ano. O jovem era considerado uma pessoa calma e muito alegre. Além dos estudos, sair com os amigos era o que mais gostava de fazer. Também era muito dedicado à noiva.
O corpo é velado no Cemitério Parque Vale da Esperança, em Nova Petrópolis, e o enterro deve ocorrer entre sábado e domingo, após a chegada dos irmãos.