Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado na próxima segunda-feira, a Comunidade Down Caxias promove um encontro neste domingo, em Caxias do Sul. Será no Parque dos Macaquinhos, às 15h. Na atividade, serão distribuídos folders e haverá uma palestra sobre os mitos e verdade da síndrome.
- Ainda há quem pense que quem tem Síndrome de Down é doente. Não é verdade. Ela é uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também é chamada de trissomia 21. Nossa ideia é esclarecer algumas questões para quem tem dúvidas e ajudar a inserir, ainda mais, quem tem a síndrome na sociedade - explica a fisioterapeuta e secretária da associação, Cíntia Bonfante Pereira.
A falta de informação sobre a alteração e a dificuldade de inclusão dos portadores no mercado de trabalho são as principais preocupações dos profissionais que tratam da desordem genética. Essas questões motivaram a criação da Comunidade Down Caxias, fundada há um ano, e que organiza o evento neste final de semana. O trabalho é feito de forma voluntária e os participantes oferecem apoio às pessoas com a síndrome, além de auxiliarem na capacitação de quem trabalha na área, como fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
- Ainda não temos sede, mas promovemos palestras e encontros para aprimorar conhecimentos e trocar experiências. A síndrome não é nova, hoje há muitos casos. O problema genético atinge cerca de 1 a cada 700 bebês. Não temos um número atualizado de quantas pessoas são portadores em Caxias, por isso também estamos começando um levantamento. Assim que tivermos esse número, poderemos criar novas ações e proporcionar mais qualidade de vida para eles. É importante que as pessoas nos procurem para criarmos um círculo - esclarece Cíntia.
Para entrar em contato com a Comunidade Down Caxias, os telefones são (54) 9971.3913 e (54) 9605.9143.
Celebração
Comunidade Down Caxias promove ação neste domingo
Será no Parque dos Macaquinhos, às 15h
GZH faz parte do The Trust Project