Ampliado para atender um total de 420 famílias, o projeto Rota Nova deve iniciar em um ano a remoção dos moradores dos bairros Cidade Industrial e Santa Fé, em Caxias, instalados às margens da Rota do Sol. Eles serão transferidos para um complexo de prédios na região do bairro Mattioda. Mesmo depois dessa fase, as intervenções da iniciativa devem se estender até 2018. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Com investimento de cerca de R$ 50 milhões, o projeto inclui ainda a construção de uma escola, de Unidade Básica de Saúde e asfaltamento da Rua Luiz Covolan e da Pedro de David. Além da área social, a parte ambiental está contemplada. De acordo com o secretário da Habitação, Giovani Fontana, está sendo desenvolvido um projeto para a recuperação do solo e vegetação do trecho às margens da Rota do Sol. O trabalho também visa coibir novas ocupações, o que será feito em parceria com o Daer porque se trata de área de domínio do Estado.
Na semana passada, o prefeito Alceu Barbosa Velho sancionou a lei que amplia para 420 o número de apartamentos construídos pelo projeto. Inicialmente, estavam previstas 360 moradias. Conforme o secretário da Habitação, a medida foi necessária para atender a demanda que se mostrou maior que calculada.