Até o fim do ano, os moradores de Caxias do Sul terão um novo espaço de lazer na zona norte da cidade com a construção da primeira etapa do Ecoparque. As informações são da Gaúcha Serra.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Caxias do Sul, Adivandro Rech, a licitação para as primeiras intervenções, inicialmente prevista para o fim de 2015, será lançada até o dia 15 de março. Assim que as obras começarem, a expectativa é de que tudo esteja concluído em seis meses.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A etapa prevê a construção de pistas de caminhada e de ciclismo, bancos e outras estruturas de lazer do espaço, que vai contemplar a área do Jardim Botânico e o restante do Complexo Dal Bó. A obra está orçada em cerca de R$ 5 milhões e vai ser paga pelo Samae, já que a área é de preservação devido às represas.
Ainda para março está previsto também o lançamento da licitação dos banheiros do Ecoparque. Segundo Adivandro, como o parque e os banheiros são obras diferentes, as licitações foram separadas para que sejam realizadas por empresas com experiência nas duas áreas.
As obras estão previstas para começar pelo entorno do Sesi para não interromper a visitação do Jardim Botânico. Depois, o trabalho vai se concentrar no Jardim Botânico com a liberação de parte da área ao público.
A passarela que vai ligar as duas áreas sobre a Rua Atílio Andreazza, com pistas de caminhada e ciclovia, ainda não tem data para sair do papel. O projeto da estrutura já está pronto, mas técnicos da secretaria trabalham no cálculo dos valores e na obtenção de recursos para a construção. A última etapa é o paisagismo do espaço, que será realizado pela própria equipe da secretaria.
A ideia inicial era realizar a obra de uma só vez, com recursos próprios do município, mas com a baixa na arrecadação devido à crise e necessidades de realocar recursos para áreas como a saúde, o município optou pela construção em etapas. O Ecoparque terá 153 hectares de área e tem custo total previsto em pelo menos R$ 10 milhões.