As 420 famílias que moram às margens da Rota do Sol em Caxias do Sul, entre os bairros Industrial e Santa Fé, e que estão cadastradas no projeto Rota Nova, terão novas casas a partir do último trimestre de 2016. A previsão é da Secretaria de Habitação do município. Conforme o diretor da Secretaria, Paulo Favetti, são famílias que foram inscritas em 2011 e 2013, quando houve recadastramento, para passarem a morar na região do bairro Reolon. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Na última quarta-feira, a prefeitura e a Caixa Econômica Federal assinaram um adendo confirmando oficialmente mais 60 famílias no projeto, além das 360 que já estavam inseridas. Favetti afirma que as obras dos 60 novos apartamentos ficam prontas até o fim do ano, com estimativa de conclusão entre setembro e outubro. O fornecimento de água está pronto. Nos próximos dias, está previsto início da extensão do asfaltamento da rua Luiz Covolan para o acesso ao loteamento. Uma ponte sobre o arroio Tega será construída para dar acesso à escola, também em construção e que tem previsão de estar pronta para o início do ano letivo em 2017. A Unidade Básica de Saúde do bairro Reolon será estendida para atender os novos moradores.
Nos próximos meses, outras 320 famílias serão contempladas com apartamentos em três novos edifícios no loteamento Campos da Serra. Segundo Favetti, são famílias que se inscreveram em 2013 e 2014, e foram sorteadas em abril de 2015. A previsão é de que até março as moradias sejam entregues.
Há outros projetos de unidades habitacionais na cidade, como as casas do Campos da Serra e o projeto San Genaro. Conforme Favetti, vários processos atrasaram pela falta de recursos do Governo Federal. Caxias tem hoje nove mil inscrições para programas habitacionais aguardando encaminhamento. Um dos locais da cidade com maior concentração de moradias em área de ocupação irregular é no bairro Desvio Rizzo, por onde está prevista a passagem dos trilhos do trem regional da Serra e onde estão cerca de mil famílias.