O início do atendimento, neste sábado, para o recadastramento biométrico em Caxias do Sul atrasou. Passadas três horas da previsão inicial, foi suspenso. Estava previsto para começar ao meio-dia. O problema foi causado pelo temporal em Porto Alegre, na sexta, que afetou o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Conforme o chefe da 169ª zona eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowsky, as pessoas que estavam na fila receberam duas opções: aguardar o restabelecimento do sistema (antes de o atendimento ser suspenso) ou pegar uma senha para retornar ao local entre segunda e sexta-feira, dias 1º e 5 de dezembro, sem a necessidade de esperar na fila.
Borowsky diz que 500 senhas foram distribuídas - para serem trocadas por novas senhas durante a semana - e espera que o sistema esteja funcionando na segunda-feira. Segundo ele, houve o rompimento de um cabo de fibra ótica no TRE na Capital, e os técnicos estão trabalhando no conserto.
O metalúrgico Juliano Rottini, 22 anos, foi para a fila de manhã cedo e reclamou da dificuldade em receber atendimento. Optou por voltar para casa.
- Trabalho durante a semana e não quero faltar. Vim no sábado exatamente por causa disso e não consegui ser atendido. Ganhei uma senha e devo voltar durante a semana, porque não quero perder também o final de semana na fila.
A partir de segunda-feira, o horário de atendimento será ampliado: das 9h às 18h até 16 de março, final do prazo.
Filas
Problema no sistema atrasa atendimento no cartório eleitoral de Caxias
Temporal em Porto Alegre afetou gerador do TRE, e trabalho deste sábado foi suspenso
GZH faz parte do The Trust Project