O relações públicas e MC caxiense Jankiel Francisco Cláudio, o Chiquinho Divilas, é um exemplo de que é possível se envolver em questões sociais e transformar realidades por iniciativa própria como forma de contribuir no combate à intolerância. Por meio de projetos sociais, Chiquinho leva cultura e incentiva a educação em áreas vulneráveis de Caxias do Sul.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
De forma individual ou com o grupo Poetas Divilas, o MC toma a frente de projetos sociais que introduzem o hip hop e o rap na vida de crianças e adolescentes em situações de risco. Usando sua própria história como exemplo de superação, Chiquinho tenta inseri-los em outro contexto social, longe da violência e da criminalidade.
- A comunidade tem que se envolver para que as crianças não pensem que a rua é mais interessante do que a escola. Quando trabalhamos com o hip hop, o nosso foco é fortalecer a educação. Procuramos mostrar para os jovens que eles são a geração protagonista - diz Chiquinho.
Uma das ações mais recentes ocorreu no loteamento Campos da Serra. O grupo levou oficinas de dança, grafite e MCs para a região.
- As salas lotadas comprovaram que aquilo que a gente trabalha está dando resultado. Colocamos jovens que estão em cima do muro para o lado do cidadão, para o lado de buscar uma oportunidade de emprego, de estudar novamente - afirma o MC.
Pela paz
Chiquinho Divilas usa o rap e o hip hop contra a violência em Caxias do Sul
Uma das últimas ações do MC levou música, dança e grafite ao loteamento Campos da Serra
Alana Fernandes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project