Tradicional reduto dos católicos em Caxias do Sul, o salão da igreja do bairro Santa Catarina abre espaço nesta terça-feira para manifestações islâmicas. A quarta edição da Grande Festa de Touba atrai dezenas de senegaleses e convidados. A festividade religiosa é uma celebração mundial que ocorre sempre no dia 18 do mês lunar de Safar, que, neste ano, coincide com o 1º de dezembro. Um dos principais objetivos é agradecer a Deus e expor a cultura do Senegal.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A confraternização começou às 8h, mas os organizadores já trabalham no local desde a noite de segunda-feira. Teve comida típica preparada pelos senegaleses no café da manhã e no almoço. A festividade prossegue até as 22h. São esperadas cerca de 700 pessoas, mas a maior parte do público deve marcar presença à noite. Parte dos senegaleses prestigia a celebração no intervalo do trabalho.
A programação inclui leitura do Alcorão, além de entoação de cânticos e poemas escritos pelo líder muçulmano Cheikh Ahmadou Bamba (1853-1927). Mais de 90% dos migrantes do Senegal em Caxias são muçulmanos.
Religião
Senegaleses se reúnem para dia de agradecimento em Caxias do Sul
Celebração ocorre no salão da igreja do bairro Santa Catarina
GZH faz parte do The Trust Project