A ocupação hoteleira na Região das Hortênsias até o dia 25 de dezembro está em pouco mais de 95%, conforme o Sindicato dos Hotéis da região, que abrange Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Esse índice é igual ao de 2014, mas as diárias chegam e estar 40% mais baratas. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Segundo o presidente do sindicato, Fernando Boscardin, a queda nos preços para manter a ocupação é um reflexo da crise econômica, do excesso de oferta de quartos e também da procura por aluguéis de temporada na Serra Gaúcha.
Para o período entre 26 de dezembro e 02 de janeiro de 2016, a ocupação prevista é de 90% a 95%, índice superior ao de anos anteriores, que ficou entre 80% e 85%. Para Boscardin, o aumento é influenciado pelos preços menores. O período de maior circulação de turistas deve seguir até 17 de janeiro, quando termina o Natal Luz, e depois ainda há movimento até 23 de fevereiro por conta de uma feira em Gramado.
O período de Carnaval, que em 2016 será celebrado no dia 09 de fevereiro, também tem busca acentuada. Segundo Boscardin, a ocupação deve repetir anos anteriores, em pouco mais de 80%.
Com relação ao período da Festa da Uva, que vai de 18 de fevereiro a 06 de março, Boscardin afirma que já há agendamentos. O evento é importante porque alavanca o turismo em uma época de tendência de queda na visitação da Serra.
O Sindicato de Hotéis da Região das Hortênsias avalia a ocupação para 22 mil leitos nos quatro municípios.