O Sindicato dos Taxistas de Caxias do Sul vai protocolar nesta terça-feira a solicitação de reajuste das tarifas. Segundo o presidente da entidade, Adail Bernardo da Silva, a categoria deve solicitar 16% de reajuste. Entre os principais argumentos dos taxistas para solicitar a revisão das tarifas é de que os custos operacionais aumentaram no últimos meses. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Conforme Adail, a gasolina comum, por exemplo, aumentou 21,83%, enquanto o Gás Natural Veicular (GNV), utilizado por 60% dos taxistas, está com preço 17,53% maior. O custo elevado mais a queda no número de passageiros fez o lucro dos taxistas cair em média 30%, segundo o presidente.
O último reajuste na tarifa do táxi ocorreu em abril do ano passado, quando a bandeirada passou a custar R$ 5,20 e o quilômetro rodado, R$ 2,60. A recomposição tarifária chegou a ser solicitada no início do ano, mas foi adiada. O entendimento na época era de que o reajuste no período de obras o SIM Caxias custaria mais caro para o passageiro, já que os táxis tinham de enfrentar os transtornos do centro.
O fato de o sindicato solicitar 16% não significa que esse será o índice real a ser aplicado. A partir da solicitação, os valores vão ser calculados pela Secretaria de Trânsito e, em seguida, devem passar por avaliação do Conselho Municipal de Trânsito. Depois, ainda é necessário a sanção do prefeito Alceu Barbosa Velho. A expectativa é de que a nova tarifa entre em vigor em 1 de janeiro.