A Secretaria de Trânsito de Caxias do Sul vai propor uma mudança no itinerário das linhas intermunicipais de ônibus que hoje utilizam a Rua Sinimbu. A intenção foi revelada pelo secretário, Manoel Marrachinho, em entrevista ao Gaúcha Repórter nesta sexta. As informações são da Rádio Gaúcha Serra.
Segundo Marrachinho, uma reunião deve ser realizada na próxima semana com a Metroplan, as empresas responsáveis. Atualmente, as linhas que ligam Bento Gonçalves, Farroupilha e outros municípios a Caxias atravessam a cidade pela Rua Sinimbu, interferindo no transporte coletivo. O novo sistema de ônibus, que será implantado no primeiro trimestre do ano que vem, prevê maior fluidez no tráfego dos coletivos na área central da cidade.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
De acordo com Marrachinho, no entanto, a permanência dos ônibus intermunicipais na Sinimbu pode atrapalhar a velocidade operacional do sistema. Um dos problemas apontados é o tempo maior de embarque e desembarque destas linhas, já que em muitos casos há passageiros com malas, por exemplo.
Duas propostas são avaliadas: a primeira é desviar o trajeto dos ônibus para a Rua Bento Gonçalves, com embarque e desembarque em todos os paradas. Se as empresas entenderem que é fundamental trafegar pela Rua Sinimbu, os coletivos serão proibidos de embarcar e desembarcar passageiros no centro. Eles deverão trafegar apenas pelo corredor secundário para atravessar a cidade.
A expectativa é de que a velocidade média do transporte coletivo chegue a 20 km/h em Caxias. Antes das primeiras intervenções, no ano passado, a velocidade era de 6 a 7 km/h. A melhor separação do tráfego de carros e ônibus, segundo Marrachinho, também vai permitir melhora na fluidez do transporte privado.