Azul é a cor do mês de novembro. Ela chama a atenção para a saúde do homem, principalmente ao câncer de próstata. Várias atividades estão sendo desenvolvidas em Caxias do Sul para a campanha do Novembro Azul. O objetivo é conscientizar pessoas como Alsidney Josende da Rosa da importância de detectar qualquer indício antes que seja tarde demais.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Ele nunca teve receio de fazer o exame de toque retal. Em 2006, o médico detectou crescimento anormal da próstata. Foi preciso retirá-la. Fez tratamento à base oral. Dois anos depois, um novo exame. Dessa vez, um pequeno tumor maligno tinha se instalado no local. Passou a tratar com medicação injetável. Nessa época ainda morava em Santa Maria.
Enfermeiro e bancário, Rosa fixou residência em Caxias do Sul em 2013. Ficou atento a qualquer mudança e passou a consultar um médico urologista mensalmente. Numa dessas visitas, o médico sugeriu as radioterapias. São 27 no total.
Pai de seis filhos e avô de oito netos, ele segue a vida normalmente. Conta que sempre teve uma vida saudável, jogava futebol, corria, se exercitava. Isso fez toda a diferença no período pós-operatório e durante o tratamento.
- A recuperação foi tranquila.
Ficar atendo à saúde, segundo ele, é uma forma inteligente de envelhecer com qualidade de vida.
Saúde
Novembro Azul segue com atividades em Caxias do Sul
Caso de Alsidney Josende da Rosa chama atenção para a importância de exames preventivos
GZH faz parte do The Trust Project