Uma estimativa da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul aponta que 55% dos pacientes que buscam atendimento no Postão 24 Horas poderia ser atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS). O levantamento considera dados de janeiro a setembro de 2015. Dos 134.631 sintomas apontados pelos pacientes no pronto-atendimento nesse período, 73.772 poderiam ser atendidos em UBSs. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Por exemplo: nesse ano, 14.721 pessoas foram ao Postão para tratar tosse e gripe. Quase cinco mil pediram socorro imediato para dores nos pés, pernas e joelhos. Segundo a secretária Dilma Tessari, os pacientes recebem classificação de risco e aqueles fora de situação de urgência acabam esperando por um tempo maior porque não têm prioridade.
- O cuidado com pacientes com doenças crônicas é melhor resolvido na UBS do que na área de urgência e emergência, que é o foco do Postão 24h - afirma a secretária.
Caxias do Sul conta com 47 UBSs. Os serviços mais procurados são consultas médicas ou odontológicas, além de exames de rotina. Como estão mais próximas dos pacientes, buscam também o envolvimento comunitário.
*Colaborou Raquel Fronza (Pioneiro)