A ordem de início para a remoção da estrutura do antigo pedágio de Vila Cristina, em Caxias do Sul, vai ser assinada em até 15 dias. Essa e a previsão do Secretário de Obras, Adiló Didomênico. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A assinatura depende da elaboração do contrato, que está em andamento. Os envelopes da segunda licitação foram abertos em setembro, após a primeira ser impugnada por causa de propostas superiores a 70% do valor orçado.
A cobertura metálica, de 18,5m x 19m vai ser desmontada e reinstalada no pátio da subprefeitura de Vila Cristina, que fica nas proximidades. Atualmente, as máquinas da subprefeitura ficam guardadas em um pátio aberto. A falta de proteção diminui a vida útil dos equipamentos e aumenta as despesas de manutenção.
A obra tem valor estimado entre R$ 17 mil e R$ 18 mil e contempla ainda a demolição das cabines de cobrança. A Secretaria de Obras vai fornecer caminhões e guindastes para auxiliar nos trabalhos, mas a recomposição do asfalto vai encaminhada pelo DNIT. De acordo com o engenheiro do órgão, Daniel Bencke, o trecho vai continuar com pista simples. O ponto mais largo da pista por causa do pedágio deve ganhar uma espécie de refúgio. Toda a estrutura foi doada ao município pelo DNIT. No último sábado foi inaugurado o centro de informações turísticas, que fica em um dos prédios da antiga praça.
Na região, a BR-116 também tinha pedágios em São Marcos e Vacaria. Em Vacaria, toda a estrutura já foi demolida. Já em São Marcos restam apenas as construções às margens da rodovia. Nós procuramos a prefeitura para conferir se há algum projeto para os prédios, mas ainda não tivemos retorno.
A antiga praça de pedágio de Farroupilha está sob responsabilidade do Daer, que estudava a retirada da estrutura. Nós tentamos falar com o superintendente regional, Ernesto Eichler, para saber o andamento dos trâmites, mas não conseguimos contato nesta manhã.
Vila Cristina
Início da remoção do pedágio da BR-116, em Caxias, deve ser assinada em 15 dias
Projeto está na fase de assinatura de contrato
GZH faz parte do The Trust Project