A partir de segunda-feira, qualquer pessoa que ingressar no novo prédio do Fórum de Caxias terá que submeter pastar ou bolsas a vistoria num aparelho de raio-x. O equipamento foi instalado na sexta-feira, e servirá para impedir a entrada de objetos que possam comprometer a segurança do público e dos servidores. O sistema é semelhante ao adotado nos aeroportos.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Segundo a direção do Fórum, não haverá exceções. Além do público em geral, funcionários do judiciário, promotores, advogados, oficiais de Justiça ou juízes que não estiverem devidamente identificados serão obrigados a colocar as pastas numa pequena esteira. Dali, o material passará pela varredura. Os seguranças avaliarão o conteúdo por meio de um monitor.
Até então, a única forma de controle era por meio de um detector de metais, sistema que prossegue para todas as pessoas que buscam os serviços no Fórum. Os dois tipos de monitoramento funcionam lado a lado, no saguão.
Com o raio-x, a direção espera evitar constrangimentos. Muitos profissionais não se sentiam à vontade de abrir maletas para mostrar o conteúdo aos guardas, o que já gerou conflitos.
O equipamento já estava previsto no projeto de construção do novo Fórum. Além da estrutura, a recuperação do antigo edifício, ao lado, custará cerca de R$ 40 milhões. O novo prédio tem oito andares, incluindo área de estacionamento. Ao todo, o complexo da Comarca caxiense terá mais de 19 mil metros quadrados.
Judiciário
Fórum de Caxias do Sul terá inspeção de raio-x a partir de segunda-feira
Pastas e bolsas terão que passar por varredura
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: