A chegada de um filhote de jacaré-do-papo-amarelo e de um gato-do-mato-pequeno no Gramadozoo redobrou a atenção dos técnicos do parque de Gramado. Além de receber filhotes resgatados, o zoológico também celebra nascimentos em cativeiro nesta época. Os últimos foram de um bugio-preto e de um veado-catingueiro. Em breve também devem nascer pinguins-de-magalhães e papagaios-charão, que chocam ovos em seus recintos.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
- É na primavera que os animais começam a preparar os ninhos, formar casais e acasalar. Em função do clima, algumas espécies nasceram um pouco antes da época. No entanto, muitos nascimentos ainda irão ocorrer durante a estação mais quente - explica o veterinário Renan Alves Stadler.
O filhote de jacaré-do-papo-amarelo é uma das ferinhas que recebe atenção especial no hospital veterinário do Gramadozoo. Com aproximadamente dois meses, ele já está com 20 centímetros de comprimento e peso de 120 gramas. O principal cuidado é com a alimentação.
- Ele tem ganhado peso desde que chegou. Na fase adulta, é um animal que pode ter 2,5 metros e pesar 70 quilos - afirma Stadler.
O gato-do-mato-pequeno foi trazido pelo Ibama e, após ficar adulto, vai formar par com outra fêmea que vive no parque. A dieta do felino é rica em proteína e cálcio.
- Ele já está comendo sozinho. Além de suplementação de cálcio, recebe carne de frango e de gado - salienta.
Fauna
Filhotes de jacaré e gato-do-mato chegam ao Gramadozoo
Além de receber filhotes resgatados, o zoológico também celebra nascimentos em cativeiro
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: