Às 9h deste sábado, a rampa de acesso aos Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva estava repleta de mulheres com vestidos brancos e homens trajados de terno e gravata. Noivos, convidados e padrinhos estavam bastante alinhados para a 10ª edição do Casamento Comunitário de Caxias do Sul, promovida pela prefeitura.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A organização estima que cerca de três mil pessoas compareceram à cerimônia. Nesta edição, além de assinarem os papéis em seis cartórios instalados nos Pavilhões, os 210 noivos tiveram bênção do pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular Joãosinho Mota de Farias e do frei capuchinho Jaime Bettega. O pastor iniciou seu pronunciamento incentivando os valores da família e a união entre o casal.
- A família é algo sublime. Sei que estou falando para pessoas que hoje realizam um sonho, portanto, lembrem-se que o amor supera todas as dificuldades - afirmou.
Frei Jaime pediu que os casais ficassem em pé e fez com que padrinhos abençoassem os noivos. Todos rezaram um pai nosso de mãos dadas, e o momento se encerrou com beijo entre marido e mulher.
- Caminhem sempre assim: de mãos dadas - sugeriu o frei.
Após pronunciamento de autoridades, como o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), às 10h15min os primeiros casais despontaram no tapete vermelho para dizer sim. Três casais não abriram mão de ser conduzidos até o cartório pelos pais. O metalúrgico Darci Rezende Arredondo acompanhou a filha Anelise Saraiva até o noivo, Flávio Rodrigues, que estava ladeado pela mãe, Helena Rodrigues Costa. O pai beijou a filha ao entregá-la para o esposo, como sinal de carinho.
- Fiz questão deste momento. Estou emocionado - resumiu, com olhos marejados.
Ainda que a cerimônia fosse coletiva, não faltou delicadeza na decoração ou na música ambiente - o Quarteto de Cordas se apresentou. Os participantes estavam ansiosos. Houve quem contou com aia entregando a aliança, quem organizou torcida para festa na hora do sim ou quem mandou fazer o próprio vestido, mas o que não podia faltar era a vontade de oficializar a união.
- Era para casarmos no papel no ano que vem, mas como surgiu essa oportunidade, quisemos aproveitar. Está tudo impecável - elogiou o funcionário público Valdomiro Cabral da Silva, 41 anos, que oficializou a união de 13 anos com Joslaine Mari Rodrigues dos Santos.
10ª edição
Em ato de cidadania, 210 casais oficializam união no Casamento Comunitário de Caxias
Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva ficou lotado na manhã deste sábado
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: