Um dos patrimônios mais importantes de Carlos Barbosa, a Casa Operária volta a receber atividades comunitárias. Fechado desde 2013 por problemas estruturais, o espaço passa a abrigar dois grupos de artesanato do município, as associação dos Artesãos de Carlos Barbosa e a Oficina da Arte.
O projeto arquitetônico da parte externa foi mantido durante a reforma, que se iniciou em agosto. As reestruturação de dentro abrangeu a remoção de algumas paredes para deixar o local mais amplo. Permaneceram os banheiros, a cozinha e mais duas salas que poderão ser utilizadas para oficinas, depósito e outras funções. O investimento total da obra foi de R$ 166.359,58.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
A Casa Operária passa a se chamar Casa do Artesanato e será ocupada por cerca de 30 profissionais da área. Segundo a diretora-presidente da Proarte, Joice Kinzel, os artesãos poderão vender seus produtos, oferecer oficinas para a comunidade e promover exposições no local. A nova casa poderá ser visitada a partir do dia 6 de dezembro, quando começa a programação natalina de Carlos Barbosa.
- O patrimônio tem um grande valor arquitetônico e sentimental para o município. A ideia é que a Casa do Artesanato venha para alavancar o trabalho dos artesãos na cidade e na região - diz Joice.
A Casa Operária teve origem no início do século passado, entre 1909 e 1910 - não há uma data precisa quanto à construção do prédio. A estrutura está localizada na Estação Férrea de Carlos Barbosa, considerada o berço da cidade. Tudo começou por meio do empreendedor Albino Giacomoni que abriu um restaurante conhecido como Buffet. O estabelecimento funcionou por 35 anos e servia refeições para os passageiros do trem que fazia a sua parada neste local ao meio-dia.
Em torno de três famílias também moraram na residência, que já abrigou a Biblioteca Pública e a Casa do Artesão.
A cidade é...
Casa Operária de Carlos Barbosa passa a abrigar artesãos
Construído no início do século passado, prédio será usado por associações da cidade
Alana Fernandes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project