Proprietários e gerentes de estabelecimentos do bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, se reuniram com a Brigada Militar na tarde desta segunda-feira para discutir a onda de assaltos que ocorre nos últimos meses na Avenida Júlio de Castilhos, entre as ruas Feijó Júnior e La Salle.
Sete representantes do bairro solicitaram aos policiais que a base da viatura que fica na Sinimbu, na divisa com a Avenida Itália, seja transferida para a Júlio de Castilhos, na esquina com a Feijó Júnior. Na opinião dos comerciantes, isto daria mais sensação de segurança.
- Foi o que de fato conseguimos avançar - avalia um dos organizadores do movimento, Saulo Ceolin.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O capitão da Brigada Militar Marcelo Constante adianta que a modificação exige parecer técnico da prefeitura, já que a viatura ficaria estacionada em uma calçada. O capitão afirma que apresentou os índices criminalísticos para os comerciantes e explicou as estratégias adotadas no policiamento da cidade.
- Diante das informações que eles nos repassaram, podemos criar outras condutas no local. Mas já priorizamos o atendimento nesta região, diante dos relatos de assalto -afirma.
Na manhã da última segunda-feira, o grupo trancou a via por meia hora, para pedir mais segurança. Eles também colocaram faixas pretas nas vitrines.
Os comerciantes já criaram um grupo de WhatsApp para alertarem uns aos outros quando observam alguém suspeito em frente às suas lojas; a partir de um alerta, os colegas de outras lojas saem e se posicionem em frente ao estabelecimento de quem fez o chamado a fim de inibir possíveis crimes.