Discutir ideias e propostas que possam levar o Estado e os municípios gaúchos ao crescimento, fomento na qualidade de vida e ao protagonismo do cenário nacional é o objeto do encontro que reúne prefeitos e lideranças de 73 cidades em Caxias do Sul, às 9h desta terça-feira, no Plenário da Câmara de Vereadores.
O projeto, denominado RS 2030, foi criado pela Famurs. O presidente da entidade e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, estará presente no encontro. O trabalho é coordenado pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge.
O ciclo de debates iniciou no dia 8 de setembro, em Bagé, na região da Campanha. A intenção é abranger os 497 municípios gaúchos por meio das 27 associações regionais. Nesta terça, são mobilizadas lideranças de municípios do Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Região Carbonífera e Região Centro Serra. A cidade de Taquara também sedia um encontro nesta terça.
- Os prefeitos respondem diariamente sobre problemas da esfera municipal, regional e até nacional. Caem sobre nossos ombros questões de natureza diversa, ouvimos as dificuldades das pessoas em seu dia a dia. Então, somos exatamente nós que temos conhecimento da natureza das demandas e condições de ser propositivos, mostrando que Estado queremos ter em 2030 - afirmou o prefeito de Canoas, Jairo Jorge.
No total, já ocorreram seis encontros do RS 2030, em Bagé, Santa Cruz, Rosário do Sul e Santa Maria, Frederico Westphalen e Passo Fundo.
Agenda do RS 2030
06/10 - Caxias do Sul e Taquara
13/10 - Ijuí
20/10 - Pelotas