O cerco à alta velocidade no perímetro urbano de Caxias do Sul e em Farroupilha, na movimentada ligação com Bento Gonçalves, ainda não está em pleno funcionamento. Das 21 lombadas eletrônicas anunciadas em julho para um trecho caxiense de pouco mais de 30 quilômetros da BR-116, 13 já estão instaladas, mas três não funcionavam na segunda-feira.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Em Farroupilha, cinco equipamentos que haviam sido retirados da RSC-453 já foram reinstalados, mas ainda não operam. Dois controladores na RSC-453 em Caxias (chamada de Rota do Sol), no bairro Santa Fé, foram recolocados mas também ainda não operam.
Dos equipamentos colocados na BR-116, todos têm limite de velocidade de 50 Km/h, com exceção de dois em Santa Corona, onde a tolerância é de 40 Km/h. Questionado ainda na quarta-feira quanto à previsão para concluir a instalação das lombadas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não respondeu até a conclusão desta reportagem. No início de julho, o Departamento havia anunciado a instalação até o dia 15 do mesmo mês.
Ainda em julho, dispositivos colocados junto à passarela do bairro São Ciro foram removidos. Estudos de implantação haviam sido realizados antes de a travessia para pedestres ficar pronta.
Para o chefe da 5ª delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alfonso Willembring Júnior, pelo menos um dos pontos da lista do DNIT ainda não contemplados carece de controladores com urgência: as proximidades da empresa Marelli. Na opinião de Alfonso, lombadas no sentido Ana Rech-centro de Caxias seriam suficientes.
- Eu ainda sugeri ao Dnit um outro ponto, ali perto da All Need, onde tem várias curvas e seguidamente ocorrem acidentes, capotamentos, no sentido Ana Rech-Caxias - completa.
Quanto a Farroupilha e ao bairro Santa Fé o Daer diz, via assessoria de imprensa, que a previsão é de iniciar a fiscalização ainda neste mês. Os equipamentos passam por aferição do Inmetro antes de começarem a registrar a velocidade dos veículos. O departamento ainda acrescenta que radares devem ser instalados nos quilômetros 109 e 110 da RSC-453, em Farroupilha (perto de Buratti), mas que depende de aditivo com a empresa responsável.
Sem esperanças para acesso ao Cidade Industrial
Controle de velocidade
De 21 lombadas eletrônicas, 13 já foram instaladas na BR-116 em Caxias
Outras seis na RSC-453, em Caxias e Farroupilha, ainda não estão funcionando
GZH faz parte do The Trust Project