Caxias do Sul tem entre 70 a 80 loteamentos irregulares, conforme estimativa da Secretaria Municipal da Habitação. O secretário Renato Oliveira diz que não existe um levantamento do número de famílias instaladas nessas áreas. De acordo com Oliveira, elas sofrem com dificuldades de infraestrutura básica, como fornecimento de água, energia elétrica e melhorias nas ruas. Uma comissão trabalha para agilizar a regularização ou transferir moradores para moradias populares.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A diretora do Departamento de Habitação da União das Associações de Bairros (UAB), Lucia Klipel, avalia a burocracia é um empecilho para agilizar a regularização, mas considera que a situação está melhorando. Ela defende que, além de entregar as escrituras, o poder público deve investir em projetos que viabilizem condições mais adequadas de moradia.
Em 2013, a UAB fez um levantamento e identificou 52 loteamentos e bairros aguardando regularização fundiária. No entanto, a diretora estima que o número tenha aumentado ao longo dos últimos dois anos.
Habitação
Caxias tem cerca de 80 loteamentos irregulares, estima prefeitura
Comissão trabalha para agilizar regularização de famílias que moram nessas áreas
Flavia Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project