O projeto Caxias Acolhe vai oferecer 20 novas vagas para que moradores de rua possam pernoitar em um espaço público. A cidade conta hoje com 20 leitos para quem quer ficar abrigado durante a noite. Neste caso, equipes oferecem o apoio ao passar por pontos já mapeados ou onde existem relatos de pessoas nessa condição. Quem aceita o auxílio dorme no chamado Pop Noite, no bairro Cinquentenário.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O endereço do novo espaço de acolhimento ainda não é divulgado pela Fundação de Assistência Social (FAS), por causa de entraves burocráticos para finalizar o contrato. O prazo para o funcionamento não está definido. Segundo a diretora-presidente da FAS, Marlês Andreazza, a ampliação de vagas foi determinada a partir da demanda de Caxias do Sul que tem cerca de 100 moradores de rua.
Além da possibilidade de ficar no Pop Noite, quem não tem onde morar em Caxias pode ir para albergue municipal ou para a Casa de Passagem São Francisco de Assis. Nestes locais, as pessoas ficam morando e recebem encaminhamentos para o serviço de assistência social, para conseguir emprego ou cursos de formação. E quem está doente passa por tratamento. Esses dois espaços somam 77 vagas.
Nas últimas duas semanas, a FAS percebeu um aumento no número de pessoas dormindo nas ruas em Caxias e teve, inclusive, de improvisar abrigo no albergue municipal. Mas, de acordo com Marlês, essa é uma situação temporária porque a maioria vem em busca de emprego e nem chega a se cadastrar em serviços assistenciais. Se não conseguem trabalho, já partem para outras cidades.
Quem chegar a Caxias sem condições de hospedagem, pode buscar a própria Fundação, que fica na Rua Bento Gonçalves, 1253. Também é possível contatar a Guarda Municipal ou a Brigada Militar, que fazem o encaminhamento.
Espaço público
Caxias do Sul ampliará acolhimento noturno de moradores de rua
Serão 20 novas vagas
Flavia Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project