O aeroporto de Caxias do Sul já funciona normalmente desde a noite deste domingo após uma descarga elétrica danificar equipamentos da estação meteorológica na noite de quinta-feira. O problema inviabilizou todos os voos por instrumentos do terminal.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Como as condições climáticas dos últimos dias não permitiram voos visuais, pelo menos sete voos foram cancelados. O principal fator que interferiu nas operações foi a queima do anemômetro, que mede a direção e a velocidade do vento.
Equipes da empresa MVS, que controla a sala-rádio do aeroporto, conseguiram novas peças e consertaram o equipamento na noite de domingo. Apesar disso, o termômetro e os aparelhos que medem a umidade e o ponto de orvalho seguem inoperantes. A falta destes equipamentos, no entanto, não impedem as operações.
De acordo com o administrador do aeroporto, Marcos Argueles, a MVS assumiu o controle da sala-rádio em agosto e modernizou parte dos equipamentos. A administração cobra agora que atualização da estação meteorológica para que a atual sirva de reserva em caso de imprevistos.