O Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul pretende trocar mais 5 mil hidrômetros até o final do ano, todos com pelo menos 15 anos. Com isso, o índice de aparelhos novos na cidade será de cerca de 40%. Conforme o diretor-presidente da autarquia, Elói Frizzo, mais de 40 mil equipamentos foram trocados desde o início de 2013.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
As trocas tem gerado reclamações no Procon devido ao aumento posterior no valor da conta de água. Conforme Frizzo, no ano de 2014 foram 100 reclamações no total, um número que considera baixo frente ao número global das trocas. Nos casos em que houve aumento, ele sustenta que os hidrômetros anteriores já estavam ultrapassados e marcando menos do que o consumo real. O tempo de vida útil previsto para os equipamentos, aferidos pelo Inmetro, é de cinco anos. A aferição consiste em escoar água de uma caixa que indica a marca exata de mil litros pelo aparelho, que deve marcar a quantia com precisão.
No Brasil, segundo Frizzo, a recomendação entre as companhias de abastecimento é a troca a cada dez anos, custeada pelo consumidor. No início de 2013, uma reunião entre o Samae e Associações de Moradores estabeleceu que a troca se daria ao fim de 15 anos. A autarquia têm pago as substituições. São cerca de R$ 200 reais por equipamento, R$ 90 pelo custo do aparelho e o restante em mão de obra.
Nos casos em que há vazamentos, pode haver aumento significativo na conta de água, passando a ser de até mais de três vezes maior que o valor anterior. Nesses casos, o consumidor pode contatar o Samae e, em caso de comprovação do problema, é feito o ajuste na conta.
Sobre a contagem, pelo relógio, do ar que pode estar passando pelos canos, Frizzo diz que isso ocorre quando há intermitência no abastecimento. Ao faltar água, segundo ele, o relógio inclusive retrocede, e quando o serviço retorna o relógio anda um pouco mais que o devido, havendo uma compensação. O Samae mantém um sistema de ventosas que visam retirar o ar da tubulação em diversos pontos.
O número total de hidrômetros em Caxias do Sul é de 130 mil. O contato com o Samae pode ser feito pelo número 115.
Conta d'água
Samae quer trocar hidrômetros antigos em Caxias até o fim do ano
Mais 5 mil aparelhos serão trocados até o final de 2015
Diego Mandarino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project