Diante dos grandes estragos registrados em Cambará do Sul por causa da chuva de pedra de quinta-feira, os estoques de lonas e telhas zeraram na cidade e em municípios vizinhos. A cidade já havia sido atingida por um vendaval no último sábado.
FOTOS: veja imagens dos estragos causados pelo temporal
As telhas para cobrir novamente a casa do aposentado Pedro Borges de Souza, 76 anos, virão de Praia Grande, em Santa Catarina. Ele estima que sejam necessárias cerca de 100 unidades para toda a moradia.
- As pedras eram muito grandes, se esparramavam no chão. Branqueou todo o chão - lembra.
A prefeitura centraliza o recebimento de doações, que serão posteriormente encaminhadas aos afetados pelo granizo. Cordas, telhas, cumeeiras e lonas podem ser doadas na Secretaria de Obras. Já cobertores, roupas, móveis e eletrodomésticos, no Centro Cultural e Secretaria de Turismo.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Quem for de fora da cidade pode telefonar para a Secretaria de Turismo, no número (54) 3251.1557 e combinar como fazer a doação. Os moradores que foram prejudicados comparecem a dois QGs montados no Salão Paroquial São José, no Centro, e na Escola Municipal Alzemiro Cândido de Oliveira, na Vila Boa Esperança, onde voluntários realizam os cadastros. A prefeitura deve organizar e distribuir os donativos.
Em Caxias do Sul, quem quiser ajudar pode deixar donativos na sede da Defesa Civil, junto ao quartel do Corpo de Bombeiros do bairro Cruzeiro.
Segundo o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, major Lúcio Henrique Alencastro, já havia sido decretada situação de emergência em função do vendaval do último sábado.
VÍDEO: veja o momento em que o município é atingido pelo granizo
Prejuízo
Saiba como ajudar moradores de Cambará do Sul atingidos pelo granizo
Não há mais lonas e telhas à venda na cidade nem em municípios vizinhos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: