Quem estava com saudades dos dias frios pode comemorar: a previsão é de queda brusca nas temperaturas na Serra Gaúcha. A expectativa do instituto Climatempo é que o frio dê as caras em Caxias do Sul a partir da sexta-feira, com mínima de 8°C, e chegue a 1ºC no amanhecer de sábado. A chance de geada é grande. A previsão é de frio ainda mais intenso na região dos Campos de Cima da Serra. São José dos Ausentes, por exemplo, deve amanhecer com geada até a próxima segunda-feira, com trégua apenas nesta quinta.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Por lá, os termômetros devem registrar -5°C na manhã de sábado, situação difícil de imaginar após o veranico que tomou conta das três primeiras semanas de agosto.
- A geada em setembro não seria tão problemática se os meses de julho e agosto fossem normais, com temperaturas baixas. Com a antecipação da primavera, a geada se torna danosa para a agricultura, devido à brotação de diversas espécies - afirma o agrônomo do Instituto Climaterra, de São Joaquim (SC), Ronaldo Coutinho.
A expectativa é que esta não seja ainda a última onda de frio de setembro:
- Os indicativos apontam uma queda de temperaturas no fim do mês. Menos intensa que essa, mas é possível que se repita um frio repentino. O mês ficará com temperaturas abaixo da média .
A possibilidade de geada assusta agricultores. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, refere nem cogitar a ideia de que os termômetros baixem para temperaturas negativas no sábado.
- Quando a temperatura se aproxima de 2ºC e temos possibilidade de geada, é extremamente prejudicial. Mesmo que ocorra somente um dia, vai nos trazer muitas perdas em variedades como ameixa e pêssego, sem falar das uvas. É uma preocupação enorme - define Menegotto.
Frio voltou!
Previsão aponta geada na Serra Gaúcha e mínima de -5º em São José dos Ausentes
Expectativa assusta agricultores e produtores de uva
GZH faz parte do The Trust Project