A Fundação de Assistência Social (FAS) aguarda orçamento de empresas para encaminhar o restabelecimento da energia em entidades assistenciais do bairro Reolon, em Caxias do Sul. O Centro Educativo Coração de Maria, o Cras Leste, a Casa Brasil e o Centro de Formação Profissional Marcopolo estão sem energia elétrica desde o final de semana.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O problema foi causado pelos temporais do final de semana, que danificaram o transformador que abastece o complexo de entidades, na Rua Thompson Flores. De acordo com a presidente da FAS, Marlês Andreazza, inicialmente se cogitou religar a energia diretamente na rede da RGE, mas como o transformador danificado é trifásico, isso exigiria novo projeto elétrico, que demandaria mais tempo para o retorno da energia.
A solução foi contratar uma empresa em caráter emergencial para instalar um transformador provisório enquanto o original é consertado. Até o final da tarde desta quinta, duas das três empresas da cidade já haviam enviado orçamentos. O da terceira é aguardado para esta sexta. Sem os três orçamentos não é possível encaminhar o trabalho.
A expectativa da FAS é de que a normalização ocorra entre esta sexta e sábado. Enquanto isso, as entidades precisam suspender oficinas que dependem de energia, como aulas de informática.