A prefeitura de Cambará do Sul ainda está contabilizando os estragos causados pelo forte vendaval ocorrido no sábado. Conforme o prefeito da cidade, Schamberlaen Silvestre, é provável que um decreto de situação de emergência seja encaminhado.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Conforme o coordenador da Defesa Civil estadual na região da Serra, Major Lúcio Henrique Alencastro, 49 residências foram destelhadas. O hospital da cidade e uma escola também tiveram o serviço afetado pelos estragos. Ao todo, o prefeito Schamberlaen afirma que 70 edificações, entre casas, comércios e prédios públicos foram atingidas.
Duas pessoas moradoras de uma das casas destelhadas tiveram que deixar a residência. Nos demais casos, os moradores puderam permanecer com um mutirão feito pela população e lonas fornecidas pelo próprio município.
O principal problema está na Fundação Hospitalar São José. O hospital agora conta com apenas um terço de um total de 33 leitos. Dois pacientes atendidos pelo SUS tiveram de ser transferidos para Caxias do Sul. Segundo o prefeito, a situação não foi pior por conta do número não tão elevado de internações.
Entre as alas destelhadas, estão a radiografia e a pediatria, além da farmácia do hospital. A Escola Estadual Imaculada Conceição, onde também houve destelhamento, suspendeu as aulas nesta segunda-feira. Nesta terça-feira, a aula deve voltar ao normal.
Destruição
Hospital de Cambará do Sul atende com apenas um terço dos leitos após vendaval
Dois pacientes atendidos pelo SUS tiveram de ser encaminhados a hospitais de Caxias
Diego Mandarino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project