O Daer vai instalar lombadas eletrônicas ao longo da ERS-122 na Serra. A licitação será lançada nas próximas semanas e prevê equipamentos entre São Sebastião do Caí e Caxias do Sul.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
De acordo com o diretor de operações rodoviárias do Daer, Rogério Uberti, entre os pontos que vão receber as lombadas estão o quilômetro 72, no acesso ao bairro Distrito Industrial, e as proximidades do trevo da Tramontina, em Farroupilha. A RSC-453 também deve receber equipamentos nas proximidades do Shopping Iguatemi.
A previsão é de que as lombadas estejam operando em até três meses. Antes desse prazo, porém, um redutor deve ser instalado próximo do acesso ao bairro Santa Fé. O ponto já contava com equipamento, que foi retirado ao fim do contrato no início do ano. A licitação que previa a recolocação do redutor atrasou porque no mesmo lote estavam previstos equipamentos para a BR-470, federalizada em março. Devido à transferência, a concorrência acabou suspensa.
Para agilizar a operação da lombada, a solução encontrada pelo Daer foi a instalação de um equipamento adquirido inicialmente para a ERS-030. Conforme Uberti, ainda são necessários alguns procedimentos burocráticos, mas expectativa é de que o redutor esteja funcionando em cerca de 15 dias.
Os contratos com as empresas que operavam as lombadas eletrônicas venceram em 15 de janeiro. Agora, as novas licitações preveem não apenas a reposição dos equipamentos, mas a ampliação dos pontos monitorados.