Os moradores do bairro Cidade Nova, em Caxias do Sul, terão de esperar, pelo menos mais um ano, para usufruir das atividades do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU). A prefeitura aguarda a liberação dos documentos pela Caixa Econômica Federal para iniciar o novo processo licitatório, já que o contrato com a empresa responsável pela construção, a RVS Engenharia, foi rescindido em abril. Há quase dois anos, os moradores aguardam a finalização do complexo de lazer.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O secretário municipal de Planejamento, Gilberto Boschetti, estima que a obra seja retomada em até 90 dias depois da atualização dos documentos e contratação da nova empresa. Se tudo ocorrer dentro da normalidade, o espaço de lazer pode ser concluído até o final de 2016, prospecta Boschetti.
A obra deveria ter sido entregue à comunidade em dezembro de 2013, mas problemas com o solo e com a empresa licitada atrasou a conclusão do centro. Em junho de 2014, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) embargou a construção por irregularidades na condição dos funcionários, como falta de registro de trabalho e itens de proteção, segundo apuração da Rádio Gaúcha. Desde então, a obra segue paralisada. Menos de 20% do centro foi executado até agora.
- Apesar de a empresa ter recorrido por diversas vezes, o Executivo optou por rescindir o contrato e buscar uma nova empresa - afirma Boschetti.
O presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade Nova, Astério Cheomento, diz que o centro esportivo é aguardado com ansiedade pela comunidade. A demora causa indignação nos moradores já que não há outro espaço de lazer público na localidade.
- É ruim para a comunidade esta obra estar totalmente parada, porque não temos outra área de lazer. As crianças brincam na rua e é perigoso - lamenta Astério.
O custo da obra é de R$ 3,7 milhões, mas pode ser reajustado de acordo com a inflação atual. Do total, R$ 3,5 milhões são provenientes do governo federal. O restante é bancado pela prefeitura de Caxias, que também foi responsável pela cedência da área de 14 mil metros quadrados.
O projeto do Centro de Artes e Esportes Unificado inclui a construção de uma sala de cinema, biblioteca, quadra coberta para prática de esportes, pista de caminhada, entre outros.
Lentidão
Conclusão do complexo de lazer, em Caxias, é prolongada para 2016
Rescisão de contrato com a empresa licitada e problemas no solo atrasaram a finalização da obra
Alana Fernandes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project