A Diocese de Caxias do Sul encerra as comemorações do jubileu de 80 anos neste domingo. O desfecho da programação ocorre na Catedral Diocesana às 19h. A missa de Ação de Graças será celebrada pelo bispo dom Alessandro Ruffinoni, que conduz os serviços da sede episcopal desde 2006.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
A passagem do ano jubilar iniciou-se com a comemoração do aniversário de 75 anos do Seminário Nossa Senhora Aparecida, em março de 2014. O lema Ainda temos um longo caminho a percorrer (Rs - livro de Reis - capítulo 19, versículo 7) conduziu os religiosos durante o período de celebrações.
Um dos pontos altos da programação foi a Semana Teológica, em setembro do ano passado, mesmo mês em que a Diocese completou os 80 anos. A passagem do aniversário rendeu duas produções: um documentário sobre a história da Diocese e o livro Seminário Aparecida, 75 anos cultivando vocações. Os projetos foram lançados na última Feira do Livro.
A diocese caxiense foi fundada em 1934, desanexada da Arquidiocese de Porto Alegre. A sede episcopal atende a 32 municípios, abrangendo quase um milhão de habitantes. São dois santuários diocesanos, o de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, e o de Santo Antônio, em Bento Gonçalves.
A diocese também atua na formação de jovens que desejam seguir na vida religiosa. A preparação compreende a passagem pelo ensino médio no Seminário de Nossa Senhora Aparecida e os cursos de Filosofia e Teologia nos seminários São José e São Lucas, respectivamente. Este último tem sede em Porto Alegre.
Religião
Comemorações pelos 80 anos da Diocese de Caxias do Sul encerram no domingo
O desfecho da programação ocorre na Catedral Diocesana às 19h
GZH faz parte do The Trust Project