A Honraria Especial Aldo Locatelli foi realizada nesta terça-feira, durante uma sessão solene da Câmara de Vereadores, na Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul. A homenagem, em alusão aos 100 anos que o pintor e muralista ítalo-brasileiro teria completado nesta semana se estivesse vivo, foi conferida a Alvino Melquides Brugalli, Emilio Sessa (In Memoriam), Ivan Antonio Furlan, Padre Eugênio Ângelo Giordani (In Memoriam) e Véra Stedile Zattera.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O presidente da Associação de Cultura e Arte Aldo Locatelli (Scala), o homenageado Ivan Antonio Furlan, pronunciou-se em nome das cinco personalidades.
- Em meio às obras de reformas da paróquia, ao longo dos anos, a partir de campanhas de arrecadação, foi necessário quebrar uma parede que estava com infiltração. No interior dela, encontramos a pedra fundamental de 19 de março de 1944, marcando o início dos trabalhos originários da atual edificação - contou.
O filho de Aldo, Roberto Locatelli, e o Padre Leonardo Pereira, pároco da Igreja São Pelegrino, receberam diplomas de menção honrosa. O mesmo reconhecimento teve o Padre Mário, cujo diploma ficou com Leonardo. A Câmara ainda entregou placa à Scala. Ampere Giordani, sobrinho do falecido padre, ficou com o diploma e o troféu do pároco precursor da igreja. Quanto a Sessa, já falecido, a representação coube ao professor e historiador Arnoldo Doberstein, presidente do Instituto Cultural Emilio Sessa (ICES).
No decorrer da cerimônia, apresentaram-se o Coral Aldo Locatelli e o Quarteto de Clarinetes da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul. Os homenageados foram indicados pela comunidade ao legislativo caxiense.
Conheça os homenageados:
Reconhecimento
Personalidades são homenageadas em honraria de Aldo Locatelli, em Caxias
Sessão solene da Câmara de Vereadores foi realizada nesta terça-feira
GZH faz parte do The Trust Project