Parte das lombadas eletrônicas instaladas na BR-116, entre Vacaria e Caxias do Sul, já estão em operação. De acordo com o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Serra, Daniel Benke, os equipamentos foram acionados de forma gradual em todo o trecho.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Nesta quinta-feira, o cronograma inicial será concluído com o início da autuação em 24 dos 27 pontos de instalação das lombadas. Os outros três pontos não entram em operação agora devido ao reposicionamento dos controladores. Entre eles, estão as lombadas que foram retiradas do quilômetro 146, nas proximidades da passarela do bairro São Ciro.
A mudança ocorreu porque a passarela não existia quando o ponto de instalação foi definido. Como a passarela já oferece segurança aos pedestres, os equipamentos vão ser aproveitados em outros pontos próximos. No sentido Ana Rech-centro eles vão ficar próximo à igreja do bairro. No sentido contrário, ficarão em perto da Agrale.
Outras lombadas que serão reposicionadas são as duas do quilômetro 192, em Galópolis, que ficará na área urbana do bairro. Outros dois controladores próximo à sinaleira do bairro Jardim Eldorado serão recolocados próximo ao acesso do bairro.
Em 26 dos 27 pontos, a velocidade máxima é de 50 km/h. Somente na entrada do bairro Santa Corona, em Caxias, a velocidade será de 40 km/h. Nos trechos sem as lombadas, o limite de velocidade seguem em 60 km/h.
Conforme Benke, a melhor forma de os motoristas terem certeza de que não excederam o limite é pelo marcador de velocidade, já que ele é preciso. O equipamento também registra qualquer excesso, mesmo que a lei preveja tolerância de 7 km/h na hora da notificação ao motorista.