A partir desta sexta-feira e até o dia 15 de agosto, o Pioneiro abre espaço para os jovens de Caxias do Sul debaterem propostas que possam servir de parâmetro para mudanças na educação, saúde, segurança e cultura, entre outros. É pauta inspirada no tema da Conferência Nacional da Juventude sobre as várias formas de mudar o país.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Você pode participar deixando sua opinião na página do Pioneiro no Facebook, indicando o que falta para melhorar a vida dos jovens caxienses. Algumas sugestões serão usadas em uma reportagem na próxima semana.
A série, produzida em colaboração com rapazes e moças de diferentes segmentos, também homenageia a Semana Municipal da Juventude, com abertura oficial na próxima segunda-feira, no auditório FSG.
Na semana passada, cerca de 70 participantes da Conferência Municipal da Juventude votaram e aprovaram uma lista com 60 propostas para qualificar a vida da juventude caxiense e do país,segundo o titular da Coordenadoria da Juventude, Vinicius Iraí Nascimento.
Metade das ideias seria aplicável na cidade, e o restante é assunto para discussão estadual e nacional.
Confira abaixo algumas propostas da Conferência da Juventude em Caxias:
PARTICIPAÇÃO
Abrir espaços de debate no ambiente escolar para discutir os entes democráticos (participação de especialistas, entidades civis, movimentos sociais etc.) instigando os jovens ao diálogo propositivo.
Transformar a Maesa em um espaço multicultural para a juventude, fortalecendo a integração, a educação e a cultura através do fomento de projetos de extensão das universidades e escolas.
Estabelecer parceria com o poder público para bolsas de estudo e, ao término do curso, o beneficiário retribui em instituições de voluntariado.
Criar a Casa da Juventude: espaço físico autogestionado para a organização e com autonomia para a juventude propor suas políticas e ações.
Fortalecer o Conselho de Juventude.
EDUCAÇÃO
Reestruturação curricular do ensino médio, valorização do profissional de educação infantil e novas creches.
Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promovendo políticas de permanência estudantis através de ferramentas de assistência estudantil tais como casa do estudante e restaurante universitário.
Fortalecimento da UERGS e IFRS em Caxias do Sul, com ampliação de cursos e vagas.
TRABALHO
Incentivo do Estado para aumentar a contratação de jovens com pouca experiência em sua área de estudo.
Manutenção, ampliação e fiscalização dos programas como Jovem Aprendiz, Projeto Pescar e Linha de Pequena Empresa.
Políticas públicas de juventude que incentivem a participação em programas de empreendedorismo e cooperativismo.
Fiscalização do trabalho realizado pelo estagiário.
DIVERSIDADE E IGUALDADE
Criação e implementação de um Centro de Referência de Direitos Humanos com foco na prevenção e no acolhimento da população jovem.
Ampliação e criação de creches públicas voltadas a mulheres de baixa, trabalhadoras ou estudantes, e às diferentes configurações familiares (LGBT e identidade de gênero).
SAÚDE
Educação permanente para atendimento em saúde, com ênfase no acolhimento diferenciado para população jovem.
Ampliação do Programa Saúde na Escola
Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, respeitando a normativa de que crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas recebam atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil
Descriminalização e legalização do aborto com atendimento no SUS.
CULTURA
Criação e manutenção de ações existentes. Campanha de popularização e democratização de equipamento público (informação de localização geográfica, divulgação de gratuidade, preço popular)
Diminuição da burocracia para acesso às leis de incentivo, seguindo exemplo dos editais de politicas públicas estaduais e federais
Maior participação das ações culturais nas escolas fortalecendo mecanismos de compreensão da cultura: Quem somos? O que fazemos? O que queremos?
Fomentar a criação de pontos de cultura como referência de difusão da cultura popular.
DIREITO À COMUNICAÇÃO
Acesso, qualificação, publicidade e difusão de telecentros e o estímulo a implantação de redes wifi (internet) em espaços públicos
Protagonismo da juventude nas rádios comunitárias
Incentivo das tecnologias de comunicação e informação (TIC) como ferramenta de empoderamento e técnica pedagógica
ESPORTE E LAZER
Criação do novo Parque Radical, provendo a construção de um centro para a prática de esportes radicais no Parque dos Macaquinhos.
Ampliar o projeto Educando Campeões para regiões não contempladas na cidade.
Construção e melhorias na estrutura física das escolas e centros estaduais.
MEIO AMBIENTE
Institucionalizar o Fórum Municipal de Economia Justa e Solidária.
Destinação de recursos para associações de recicladores.
Estimular a agroecologia e a agricultura orgânica evitando o êxodo rural do jovem.
Investir em turismo ecológico, diminuindo a depredação.
Proporcionar espaços de lazer e cultura em áreas de conservação ambiental (parques e praças).
TERRITÓRIO E MOBILIDADE
Acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos, obesos, mulheres grávidas e com crianças de colo
SEGURANÇA E PAZ
Criação de um Comitê de Combate à Violência contra a Juventude.
Implementar o Plano Juventude Viva (programa do Governo Federal) em Caxias para reduzir a vulnerabilidade dos jovens, as situações de violência físicas e simbólicas, e pelo fim do extermínio da juventude negra.