Até o dia 20 deste mês, as lombadas eletrônicas que já estão instaladas no trecho serrano da BR-116 devem entrar em funcionamento.
De acordo com o engenheiro do DNIT na Serra, Daniel Bencke, o contrato ainda está na fase de instalação e aferição dos equipamentos. As lombadas ficam em 27 pontos entre Vacaria e o distrito de Vila Cristina, em Caxias do Sul. Destes pontos, 13 ficam em Caxias. Até agora, no trecho atendido pela Polícia Rodoviária Federal de Caxias, apenas o de Pedras Brancas já passou por aferição. Parte dos equipamentos também já registram a velocidade, mesmo que ainda não estejam autuando.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Conforme Bencke, no entanto, é importante que os motoristas respeitem a velocidade ao passar pelos controladores, porque alguns podem entrar em funcionamento antes do prazo. Além da instalação das lombadas, a sinalização com a indicação de velocidade ainda precisa ser ajustada.
Embora muitos pontos já tenham recebido os equipamentos, ainda faltam novas instalações nos dois pontos onde eles foram trocados de lugar. Entre eles os controladores que ficavam embaixo da passarela do bairro São Ciro, no km 146, e outro fica no km 192, entre Galópolis e Vila Cristina. Segundo Bencke, com a troca de lugar, os projetos precisaram ser refeitos e devem ser entregues até o final da semana. Somente depois disso é que ocorre a reinstalação que leva, em média, de um a dois dias.
Serra Imobilizada
Lombadas eletrônicas na BR-116 devem entrar em funcionamento até dia 20 na Serra
Os equipamentos ficam em 27 pontos entre Vacaria e o distrito de Vila Cristina, em Caxias do Sul
GZH faz parte do The Trust Project