Cerca de 118 mil rapazes e moças dos 15 aos 29 anos em Caxias do Sul (estimativa do IBGE) carregam anseios que dependem da resolução do poder público e do apoio de instituições. Não é preciso muito esforço para saber quais são essas reivindicações. Os próprios jovens se encarregaram de apontar sugestões em conferência municipal, semana passada.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Cerca de 70 participantes do encontro votaram e aprovaram uma lista com 60 propostas, segundo o titular da Coordenadoria da Juventude, Vinicius Iraí Nascimento. Metade das ideias seria aplicável na cidade, e o restante é assunto para discussão estadual e nacional. A lista abrange diferentes setores como educação, segurança, lazer, acesso à cultura e direito à diversidade, entre outros.
O resultado será encaminhado para o Executivo caxiense nos próximos dias. Muita coisa depende de recursos, e obviamente os pedidos não serão realizados tão cedo. Mas parte das ideias exige apenas uma liderança que vai além do trabalho da Coordenadoria da Juventude: requer mais atenção de parlamentares, secretários municipais e ONGs.
Para destacar ainda mais o debate proposto na conferência da semana passada o Pioneiro ouviu jovens com representatividade em diversos segmentos de Caxias do Sul. A pergunta: o que está faltando para a juventude de Caxias? As respostas podem ser conferidas abaixo.
Para mudar o país
Lideranças indicam quais são os anseios dos jovens de Caxias do Sul
Reportagem abre série sobre a Semana Municipal da Juventude
GZH faz parte do The Trust Project