Com funcionamento há pouco mais de uma semana, a Praça do Trem, no bairro Rio Branco, é o primeiro espaço público de Caxias do Sul a oferecer o sistema wi-fi sem custo à população. Apenas duas interrupções do sinal foram registradas nos primeiros dias de teste. No dia 13 de agosto, a queda na conexão foi causada por problemas do provedor, como informado pela Rádio Gaúcha Serra. Na tarde da última terça-feira, o sinal caiu por falta energia na praça.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, as falhas estão dentro do previsto para a ação-piloto. As imperfeições na conexão devem ser corrigidas até o próximo dia 29, quando ocorre o lançamento oficial da internet gratuita. Nos próximos dias, informativos serão colocados no local para orientar os usuários.
- Nós percebemos que aumentou o número de gente circulando ali. O nosso objetivo é qualificar o espaço para trazer as famílias para a praça - afirma o secretário.
O serviço gratuito tem mesmo atraído frequentadores para o espaço público. Funcionárias que trabalham em uma loja do shopping dizem que passaram a visitar mais o local depois da disponibilização da conexão.
- É um benefício que ganhamos, algumas pessoas não têm internet em casa. Além de descansar durante o intervalo, conseguimos acessar a internet - diz a supervisora Sabrina Francisco.
A rede pode ser acessada por meio do Facebook. O usuário que não tem o aplicativo deve fazer um cadastro com o número do celular. Após o cadastramento, uma senha é enviada por mensagem de texto. A velocidade da internet é de 20 mega bytes. O sinal é distribuído por meio de três equipamentos chamados hot spots.
A internet é disponibilizada por meio de uma parceria entre a prefeitura e a empresa Bitcom. O serviço não tem custos para o município. A ampliação do wi-fi gratuito para a Praça Dante Alighieri e para o Parque dos Macaquinhos depende dos resultados obtidos com a ação-piloto.
Inclusão digital
Internet wi-fi atrai frequentadores para a Praça do Trem, em Caxias
Sinal gratuito é disponibilizado desde a última semana
Alana Fernandes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project