Em horários distintos nesta semana, a reportagem conversou com eleitores na fila do recadastramento biométrico em frente ao Cartório Eleitoral de Caxias do Sul.
Quem procurou atendimento na tarde de terça-feira conseguiu ser recebido em menos de uma hora. Quem optou por garantir lugar na fila na manhã desta quarta-feira, quando o cartório está fechado, amargou de três a quatro horas na fila. A sugestão do cartório é de que os eleitores procurem o serviço entre 16h e 17h. Quem quiser ir de manhã para ser atendido no início da tarde, deve ir na fila a partir das 11h, o que evitará a longa espera da manhã.
O cartório planeja dobrar a capacidade de atendimento a partir de novembro.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Fila da manhã:
Por volta das 10h desta quarta, cerca de 20 pessoas esperavam pela abertura do serviço na Rua Garibaldi. O primeiro da fila era o auxiliar de produção Luís Vieira, 43, do bairro Fátima (foto abaixo). Ele não sabia que seria melhor comparecer no horário normal de atendimento, à tarde.
- Ontem (terça-feira) a fila de manhã chegava na esquina. Estou aproveitando minhas férias para fazer o recadastramento.
As amigas Maria Oliveira de Lima, 62, e Jandira dos Santos de Souza, 78, chegaram por volta das 8h30min. Também ignoravam que o tempo de espera na fila preferencial, à tarde, não passa de 10 minutos. Mauro Almeida, 43, tinha uma justificativa:
- Vim na segunda perto da uma da tarde e sai quase às quatro horas sem atendimento porque o sistema estava fora do ar. Estou aqui para garantir. Tire suas dúvidas sobre o recadastramento biométrico
Fila da tarde:
Sofre menos quem opta para ir ao cartório a partir das 16h. Munido de um celular, o fisioterapeuta Milton de Souza, 47, cronometrou o tempo de espera para o recadastramento. Ele marcou o lugar na calçada às 15h45min de terça-feira. Conseguiu entrar no cartório eleitoral cerca de 50 minutos depois, e precisou de outros 15 minutos para concluir o atendimento. A contagem servirá de parâmetro para familiares e amigos.
Mais atrás na fila estava o vigilante Fábio Dall'Agnol, 30. O trabalhador tentou o recadastramento na segunda-feira. Na fila, foi informado de que o sistema estava fora de operação.
- O sistema podia voltar a qualquer hora e acabei ficando três horas e meia na fila. Daí desisti e voltei no final da tarde, e o sistema continuava fora - reclamou o vigilante.
Na nova tentativa na terça-feira, Fábio finalmente conseguiu o atendimento depois de 40 minutos.
SERVIÇO
O recadastramento pode ser feito de segunda-feira a sexta-feira, do meio-dia às 19h, na Central de Atendimento ao Eleitor, na Rua Garibaldi, 596. Neste sábado, o espaço também estará aberto para revisão biométrica do meio-dia às 18h.
Para fazer o cadastro da impressão digital é preciso apresentar um documento (carteira de identidade, de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, passaporte ou carteira de conselho profissional), além de um comprovante de endereço atual, emitido nos últimos três meses.