O vice-prefeito de Caxias do Sul, Antonio Feldmann, foi a uma reunião no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, para pedir uma definição quanto à liberação de recursos para o Trem Regional da Serra Gaúcha, que faz parte do Plano de Revitalização de Ferrovias do Governo Federal e cujo estudo de viabilidade foi aprovado ainda em 2010.
O Paraná recebeu recurso de R$ 10 milhões para executar a sua linha de trem entre Maringá e Londrina já em 2014. O traçado previsto na Serra Gaúcha é de 62km entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves, com estações em Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa, a ser percorrido por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). O estudo feito pela Universidade Federal de Santa Catarina apontou que o número de passageiros por dia esperado é de 9.465 mil e a maior tarifa ficaria em até R$4,50.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Feldmann defende que os cinco trechos que ainda aguardam investimentos federais sejam incluídos em um só pacote de concessão que seja mais atrativo à iniciativa privada. Os outros trechos com viabilidade aprovada são o de Pelotas a Rio Grande e também o da Bahia, de Conceição da Feira até Alagoinhas; do Piauí, de Codó a Altos; e o do Maranhão, entre São Luiz e Itapecuru Mirim.
Reunião
Vice-prefeito de Caxias do Sul defende pacote único para ferrovias
Antonio Feldmann foi ao BNDES pedir definição sobre recursos nesta quarta
Diego Mandarino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project