Pouco menos de dois meses antes de entregar o título de rainha da Festa da Uva, Giovana Crosa se prepara para dar mais um passo importante dentro da história da maior festa de Caxias do Sul. Ela lança, no dia 29, o livro Diário de uma rainha. A publicação resume em 165 páginas os desafios e as delícias de ocupar o posto de maior prestígio feminino caxiense.
INFOGRÁFICO: conheça as candidatas a rainha e princesas
ENQUETE: vote em quem você acha que deve ser a rainha da Festa da Uva
Giovana se empenhou para apresentar uma obra com linguagem fácil e que aborda temas variados, que contam desde o dia em que se inscreveu no concurso, acompanhada do choro emocionado da irmã, que também sonhava com o título, até detalhes sobre o período do reinado, como o momento em que ficou lado a lado da presidente Dilma Rousseff. Da convivência com lideranças políticas ao suporte familiar recebido, a trama revelará a intimidade e os bastidores do concurso de beleza com maior repercussão na cidade. Trata-se de um texto escrito em terceira pessoa, mas com tom autobiográfico. A obra se torna útil também para as 20 candidatas que estão vivendo a fase do pré-concurso, já que existem trechos que narram o aspecto histórico da festa.
- É um livro para a comunidade, para o povo ler e conhecer a verdade por trás de quem faz a Festa da Uva. Todos pensam que estamos em um conto de fadas. É, claro, uma vida boa. Mas há muito trabalho, muito - conta Giovana.
Há segredos e curiosidades que prometem prender a atenção do leitor:
- Ninguém imagina, por exemplo, que mantemos o mesmo penteado por três dias, que a maquiagem é apenas retocada por até quatro dias. Até temos direito a ir no salão, mas perdemos muitas vezes um tempo precioso.
Giovana contou com uma parceira na execução do projeto. A historiadora Tânia Tonet foi o braço direito da rainha, e a produção literária carrega um pouco do trabalho de cada uma delas. Ambas sacrificaram o horário do almoço pelo menos duas vezes por semana para analisar os capítulos e reler o material. Esse processo durou pelo menos um ano e meio. Durante esse período, Giovana se esforçou para conseguir incentivo para publicação via Lei Municipal de Cultura (LIC).
- Estou convidado os leitores para lerem o diário de uma rainha da Festa da Uva. A sentir a emoção que eu tive no dia em que desfilei no carro alegórico, a conhecerem o esforço que uma candidata tem para se preparar. Eu dormia abraçada aos livros. É como uma rainha vive - detalha.