Agentes penitenciários conseguiram frustrar a fuga de detentos da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (Pics). Os presos fizeram um buraco na parede de uma cela e serraram grades do pavilhão de trabalho. A cela fica ao lado do pavilhão.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Por volta das 17h30min desta sexta-feira, as grades serradas do pavilhão foram constatadas pelos agentes em vistoria. Pela proximidade, eles desconfiaram dos detentos alojados na cela 24 da 1ª galeria. No local ficavam 16 presos.
- Provavelmente entre hoje e amanhã esses presos tentariam fugir. Eles passariam pelo buraco, acessariam o pavilhão e sairiam pelas grades serradas - explica Roniewerton Fernandes, delegado regional da Susepe.
O buraco tinha cerca de 40 cm de altura e largura e estava localizado embaixo de uma bancada usada para apoiar utensílios dos detentos. A suspeita é que os detentos começaram a fazer o buraco esta tarde, após a vistoria que ocorre depois do meio-dia.
- Eles molham a parede com água quente para abafar o som e facilitar a remoção da alvenaria. Devem ter quebrado a parede com objetos que fazem na própria cela - completou o delegado.
Os presos foram removidos para o Penitenciária Regional de Caxias, no Apanhador. Eles responderão a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e serão denunciados por dano ao patrimônio público. A pena é de detenção de seis meses a três anos e multa, acrescidas na condenação que cumprem.