Dois integrantes do Comitê Olímpico visitam cidades da Serra gaúcha nesta semana para iniciar as tratativas sobre a passagem da tocha Rio 2016. A reunião em Nova Petrópolis foi na manhã desta terça-feira. Além do prefeito, participaram integrantes das pastas de Educação, Desporto e Planejamento. Esse contato serviu como convite oficial para a cidade integrar a lista de 300 municípios que irão receber o revezamento da tocha olímpica. Algumas ideias de roteiro começaram a ser discutidas. A intenção é que a tocha passe por ruas movimentadas e por alguns pontos turísticos, como a Praça das Flores e o Parque Aldeia do Imigrante, mas nada foi definido. Ainda não sabe também qual a quilometragem que o símbolo das Olimpíadas fará na cidade.
No fim da manhã, os gerentes regionais do revezamento da tocha tiveram uma reunião semelhante em Bento Gonçalves com a participação das secretarias de Turismo, Educação, Mobilidade Urbana e Esportes.
Em Canela, o encontro foi realizado na segunda-feira. Segundo a prefeitura, o percurso pré-selecionado pelo Comitê Organizador terá saída do Posto Ipiranga no início da cidade, percorrendo a avenida Oswaldo Aranha, a praça João Corrêa, seguindo pela avenida Júlio de Castilhos, João Pessoa, Visconde de Mauá com término na Catedral de Pedra onde haverá cerimônia de encerramento. A chama também deve passar por locais turísticos como a Cascata do Caracol. Gramado, que também está na lista de 300 cidades que irão integrar o revezamento, prefere não divulgar detalhes sobre a reunião.
Na semana passada, o Comitê Olímpico apresentou a lista de 83 cidades brasileiras que servirão de dormitório para tocha. Da Serra, a representante é Caxias do Sul. As demais cidades só devem ser anunciadas oficialmente no início do próximo ano. Ainda não se sabe qual a data em que o símbolo das Olimpíadas irá passar pela Serra.