O quilômetro 146 da BR-116, no bairro São Ciro, em Caxias do Sul, que até o final do ano passado não garantia a segurança dos pedestres, agora tem equipamentos em excesso. É neste ponto que está a passarela e onde, embaixo dela, foram instaladas, no início do mês, quatro lombadas eletrônicas, duas em cada sentido. Como a elevada por si só já permite uma travessia segura dos pedestres, os controladores de velocidade devem mudar de lugar. A solicitação foi da Polícia Rodoviária Federal após vistoria realizada ontem ao lado de técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT).
As duas lombadas que ficam no sentido Centro-Ana Rech (uma para cada faixa), devem ser posicionadas pouco antes, próximo ao acesso da empresa Agrale. Já os dois equipamentos do sentido contrário devem ser reposicionados pouco adiante, próximo da igreja do bairro São Ciro.
Segundo o comandante da 5ª delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Caxias do Sul, Alfonso Wilembring, as lombadas foram posicionadas embaixo da passarela porque quando os estudos de implantação foram realizados, a travessia de pedestres ainda não estava pronta. Além disso, os operários que instalam os equipamentos apenas cumprem ordens e não têm como decidir a troca de lugar.
Além das lombadas que foram colocadas próximo à passarela, outro equipamento deve ser reposicionado. Ele fica no km 192, passando Galópolis em direção a Vila Cristina. Segundo Alfonso, o ponto é uma reta que praticamente não registra acidentes e é o único das proximidades que permite ultrapassagem. Caso o controlador estivesse no ponto, a manobra ficaria prejudicada. A lombada deve ser reposicionada para a área urbana de Galópolis.
Estão previstas 27 lombadas eletrônicas em 19 pontos entre Vacaria e o distrito de Vila Cristina, em Caxias do Sul. Destes pontos, 13 ficam em Caxias. Alguns, como o de Pedras Brancas, em São Marcos, já marcam a velocidade, mas não estão emitindo autuações. Segundo Alfonso, isso é previsto para que os motoristas se acostumem com a fiscalização.
A previsão é de que as lombadas estejam prontas para aferição pelo Inmetro em 20 dias. Todas devem estar em funcionamento pleno até o final de agosto.