A juventude quer espaço, quer ser ouvida, quer um país melhor. Mas quem ajuda a juventude?
A resposta depende dos próprios jovens, que poderão apresentar ideias durante a 3ª Conferência Municipal da Juventude, neste sábado, na Faculdade La Salle, em Caxiasd do Sul. É chamada obrigatória para quem exige avanços e não quer ficar no vácuo. O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas, confirmou participação na solenidade de abertura.
O tema deste ano são As várias formas de mudar o Brasil. As propostas sacramentadas neste sábado serão levadas para uma conferência estadual, e dali para o encontro nacional em Brasília, no mês de dezembro. A conferência abre a 7ª Semana Municipal da Juventude de Caxias, que se estende até o dia 16 de agosto.
Na conferência, serão debatidos 11 eixos sobre assuntos variados, que incluem do esporte ao direito à diversidade e à igualdade. Cada eixo contempla seis propostas, sendo que duas propostas serão sugeridas para o Executivo implantar em Caxias do Sul. As demais serão encaminhadas para os governos estadual e federal. A elaboração das propostas ficará a cargo de grupos temáticos distribuídos em 11 salas específicas. Os componentes das mesas serão escolhidos entre os participantes da conferência. Diversas ONGs e instituições que representam a juventude caxiense confirmaram presença.
- Serão consideradas ideias possíveis de se aplicar na cidade - adianta o responsável pela Coordenadoria da Juventude de Caxias, Vinícius Iraí Nascimento.
Como é mais fácil cobrar investimentos do município, a organização terá espaço para discussões de diversos anseios: tem gurizada que sonha com uma pista de skate para estimular a prática desse esporte, por exemplo. Há assuntos, porém, que exigem esforço dos governantes e parlamentares lá em Brasília como a reforma no Ensino Médio. Outras, dependem do Estado, caso do acesso à Justiça.
Além de atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do país, a conferência é uma ferramenta de reconhecimento às múltiplas formas de expressão juvenil e se propõe a combater preconceitos
A atividade é aberta ao público, das 9h às 18h, na Faculdade La Salle (Rua Os Dezoito do Forte, nº 1754 - Centro).
Conferência municipal
Jovens de Caxias debatem meios para melhorar a acesso à educação e ao lazer
Encontro neste sábado servirá para discussões sobre 11 temas diferentes na Faculdade La Salle
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project